Deprecated: Function ereg() is deprecated in /hosting/lpn/public_html/projectos/include/functions.php on line 63

Deprecated: Function ereg() is deprecated in /hosting/lpn/public_html/projectos/admin/include/spaw/config/config.php on line 8
Liga para a Protecção da Natureza - Projectos LIFE
1.jpg (33.032 bytes)
Projecto LIFE Lince Moura/Barrancos
» Contexto
» O Projecto
» Actividades
» Resultados
» Notícias
» Parceria e Apoios
» Equipa
» Documentação
» Ligações Úteis

traco_green.gif (82 bytes)
Destaque
Projecto LIFE Lince Moura/Barrancos distinguido como melhor entre os melhores da Europa
"Projecto distinguido como melhor entre os melhores da Europa"
traco_green.gif (82 bytes)
Documentos
» Cartaz
» Folheto
» Folheto sobre Gestão da Paisagem Mediterrânica
» Press-Kit
» Relatório Não Técnico

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 75% pelo Programa LIFE - Natureza da Comissão Europeia.
1.jpg (3.642 bytes) 1.jpg (3.642 bytes)
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Projecto LIFE Lince Moura/Barrancos PTENG

Contexto

O lince-ibérico é o único grande mamífero carnívoro endémico da Península Ibérica. A LPN tem estado envolvida em actividades orientadas para a preservação desta espécie desde os anos 70, onde se destaca a campanha “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”.
 
O lince-ibérico está, desde 2004, classificado como espécie criticamente ameaçada e a sua sobrevivência depende em muito das condições do habitat onde vive. Portugal apresenta ainda algumas áreas naturais que mantêm características propícias à existência da espécie, no entanto, outras existem em que o nível da qualidade do habitat e do alimento podem ser melhoradas, contribuindo para aumentar as condições de existência do lince em território nacional.

Só uma intervenção urgente poderá travar o processo de extinção do lince-ibérico. Respondendo a este apelo, a LPN e a Fauna & Flora International (FFI) criaram o Programa Lince, que engloba, entre outros, o projecto LIFE Lince Moura/Barrancos.




O Programa Lince


O Programa Lince é resultado da colaboração de duas organizações, a Fauna & Flora International (FFI) e a LPN - Liga para a Protecção da Natureza, estando sediado na LPN. O Programa Lince actua de acordo com as prioridades definidas no Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal (ICNB) e no Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico na Europa (UICN).

O Programa Lince pretende contribuir para o desenvolvimento de formas alternativas de preservar os vários componentes da floresta mediterrânica (e.g. matagais, montado, floresta ribeirinha) e as populações de coelho-bravo locais, os dois eixos fundamentais para a presença deste felino em Portugal. A base do Programa Lince é desenvolver o seu trabalho com actores locais, regionais e nacionais, nomeadamente caçadores, agricultores, políticos, investigadores e outras entidades públicas e privadas.

O Programa concentra as suas actividades em algumas zonas de ocorrência histórica da espécie e nos corredores ecológicos entre áreas prioritárias, desde o Algarve até à zona transfronteiriça no Alentejo que contacta com a Sierra Morena (Espanha).

O Programa actua, desde 2004, nos Sítios da Rede Natura 2000 de Moura/Barrancos, no Alentejo, e do Caldeirão, no Algarve, com potencial de expansão para outras áreas adjacentes. O trabalho desenvolvido no âmbito do Programa permitiu que a LPN se candidatasse ao financiamento LIFE - Natureza para reforço da sua actuação no Sítio Moura/Barrancos – o projecto LIFE Lince Moura/Barrancos que decorre desde Outubro de 2006.



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]