1.jpg (33.032 bytes)
Projecto Inspect
» » O Problema
» O Projecto
» Objectivos
» Actividades
» Resultados
» Lista de Espécies
» Imagens
» Notícias
» Documentação
» Parceiros e Apoio
» Equipa
» Imprensa
» Ligações úteis

traco_green.gif (82 bytes)
Última Notícia
Inspect já está no terreno
"No dia 20 de Março, Stephan Gollasch acompanhou uma equipa do projecto a bordo do navio porta-contentores Velasquez e participou na primeira recolha de amostras de um tanque de lastro realizada pelo projecto."
traco_green.gif (82 bytes)
Documentos
» Apresentação INSPECT

traco_green.gif (82 bytes)

Projectos LPN » Projecto Inspect PT

O Problema

A introdução de espécies marinhas não nativas ou exóticas, potencialmente invasoras, é um fenómeno de importância crescente à escala global, sendo reconhecido como uma das principais ameaças aos oceanos e a segunda causa de perda de biodiversidade marinha, unicamente superada pelas perdas directas devido à destruição de habitats. A introdução de espécies exóticas resulta em impactes ambientais, económicos e sociais graves, quer localmente, quer ao nível regional, nacional e internacional, pelo que se torna urgente adoptar medidas concretas de prevenção e gestão do fenómeno.

Em Portugal, o recenseamento das espécies exóticas nos estuários e zonas costeiras portuguesas tem sido publicado gradualmente, mas ainda não existem registos sistematizados. Actualmente está a ser revista a legislação que regula a introdução na natureza de espécies não indígenas da flora e da fauna. Apesar dos esforços da administração portuguesa, o conhecimento existente sobre espécies exóticas marinhas é ainda insuficiente para apoiar o desenvolvimento de planos de acção adequados. Também não existem campanhas de sensibilização direccionadas especificamente para a problemática da introdução de espécies exóticas em meio marinho e estuarino.

 

 



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]