1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» » Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

Ovinos no Baixo Alentejo

O Campo Branco tem uma tradição de pecuária e, como tal, todas as variações sentidas a nível dos efectivos e no número de explorações com vocação pecuária ou agro-pecuária são francamente reveladores da “saúde” da economia local e nacional.

A criação de ovinos, que estão mais adaptados a terras pobres, é mais exigente do ponto de vista da mão-de-obra e do maneio, e verificou-se uma queda acentuada do seu efectivo a partir de 2006. No mercado dos ovinos, apesar de este não atravessar uma fase muito favorável, a flutuação dos preços não é dramática como no caso dos bovinos.

A comercialização da carne (e seus produtos) de uma zona como o Campo Branco, em que o extensivo e a prevalência de pastagens naturais livres de contaminantes químicos, conferem às “Carnes do Campo Branco” qualidade inigualável, poderia ser uma solução para uma melhoria do sector da pecuária.

Grande parte dos agricultores do Campo Branco, são da opinião que devia haver incentivos para aproveitamento dos subprodutos da exploração pecuária. Assim, uma indústria de transformação poderia ganhar contornos interessantes do ponto de vista empresarial, permitindo o escoamento do produto do sector da produção animal, de modo a que os produtos de uma zona em que esta actividade é privilegiada, deixem de ser transformados e vendidos fora da região.
Os problemas de base do sector da pecuária extensiva no Campo Branco, podem talvez ser ultrapassados através da racionalização dos custos e o aumento da competitividade do ponto de vista do mercado da carne.

Consulte aqui: Estudo de Viabilidade da Agro-Indústria para Transformação de Ovinos e Exportação para Mercado Halal

Ver também: ACOS - Associação de Criadores de Ovinos do Sul 



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]