1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» » Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

Relatórios de Sustentabilidade

 
Um relatório de sustentabilidade (Global Reporting Iniciative - GRI) é uma ferramenta de comunicação da actividade de uma empresa ou exploração que deve comunicar a visão e a gestão da sua organização, culminando com a apresentação de um grupo de indicadores económicos, ambientais e sociais que ilustrem o seu desempenho integrado.

Os relatórios de sustentabilidade aplicados no âmbito Rural Value são desenvolvidos com base nos relatórios GRI, assumindo no entanto algumas alterações aproximando-os à realidade das explorações agrícolas da região. Assim sendo foram incluídos indicadores ambientais, que alertam para a eficiência e sustentabilidade da exploração, avaliando os consumos (p. ex. água e energia), os impactes da actividade, por exemplo na poluição atmosférica e na biodiversidade, entre outros. Os indicadores sociais e económicos abordam questões como as práticas laborais, condições de segurança no trabalho e impacto na economia local.

Esta forma sistemática de apresentação de informação é também uma ferramenta de gestão para a entidade, pois implica a compilação de dados com que o gestor geralmente não lida directamente.

Como fazer o Relatório de Sustentabilidade da sua exploração/empresa?

Para elaborar o relatório de sustentabilidade da sua exploração ou empresa deverá contactar a Liga para a Protecção da Natureza – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho ou a Associação de Agricultores do Campo Branco.

Contactos:
LPN - CEAVG - 286 328 309
AACB - 286 327 293

Exemplo de um relatório de sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade do Grupo Sousa Cunhal


Relatórios de sustentabilidade produzidos no âmbito do Projecto Rural Value -   clique aqui




© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]