1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» » Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

Objectivos


 

O Projecto Rural Value aposta na revitalização de zonas rurais onde predominam sistemas agrícolas extensivos ameaçados, através da promoção de técnicas inovadoras de desenvolvimento sustentável.

 

O principal objectivo é criar condições e oportunidades para a dinamização socioeconómica do Baixo Alentejo, de acordo com as potencialidades dos ecossistemas e recursos naturais disponíveis. A actuação em diversas frentes visa uma acção integrada nas diferentes vertentes da sociedade – DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, através das seguintes actividades:

A 1 | Mitigação da Seca e Desertificação

Injecção de lamas de depuração de ETAR nos solos com vista ao aceleramento do processo de formação de solo e consequente diminuição de resíduos urbanos. Criação de sistemas de monitorização do solo, água, biodiversidade (flora e fauna) e Analise de Ciclo de Vida das Lamas.

A2 | Relatórios de Sustentabilidade

Realização de relatórios de sustentabilidade em explorações agrícolas da região, em 3 anos consecutivos. Implementação com recurso ao Sistema de informação do Extensity.

A 3 | Estudo de Viabilidade Económica para Agro-indústria Ovinos

Produção de um estudo para avaliação do potencial de transformação de ovinos e da exportação de carne para os mercados muçulmanos, através da implementação da certificação Halal -diversificação de rendimentos.

A 4| Formação de Agricultores

Formação de agricultores em sistemas de informação online (OnGIS do Extensity) e boas práticas agrícolas e ambientais.

A 5 | Sensibilização ambiental e Sociedade

Acções de sensibilização em estreita proximidade com a população e organismos locais. Sensibilização para a conservação dos valores naturais da região e promoção da profissão de agricultor, junto dos mais jovens. Promoção da igualdade de géneros em meio rural.

A 6 | Promoção do Ecoturismo

Promover o potencial do turismo de natureza, nomeadamente pedestrianismo, observação de aves e fotografia de natureza, aliado ao turismo cultural e gastronómico, como forma de dinamização socioeconómica da região.



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]