1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» » Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

Actividades

Mitigação da Seca e Desertificação

Aplicação de técnicas direccionadas para a mitigação da seca e da desertificação, com o intuito de aumentar a taxa de formação e a fertilidade do solo; diminuir a erosão; e aumentar a retenção de água no solo.
Através do reaproveitamento agrícola de lamas de ETAR, utilizando a técnica de aplicação de lamas em profundidade no solo, pretende-se reduzir a quantidade de resíduos urbanos, aumentar o teor de matéria orgânica, podendo ainda funcionar como correctivo.
Numa primeira fase, a intervenção será realizada em áreas incluídas nas 5 herdades da Liga para a Protecção da Natureza em Castro Verde, no entanto em 2010, serão injectadas lamas noutras propriedades da região, tentando divulgar as vantagens da utilização desta tecnologia junto dos agricultores locais.
A sementeira directa, será o método de sementeira privilegiado, uma vez que reduz significativamente a erosão e o impacto ambiental da das operações agrícolas.
O acompanhamento, controlo e monitorização de todo o processo é garantido através da realização de análises laboratoriais às lamas, solo e qualidade da água, monitorização da biodiversidade e avaliação do ciclo de vida das lamas e impactos ambientais.


Certificação de Sustentabilidade

O projecto pretende promover a implementação de sistemas de certificação da gestão agrícola, que permitam avaliar a performance da exploração segundo os três pilares da sustentabilidade: indicadores ambientais, sociais e económicos. Através da elaboração de relatórios de sustentabilidade reconhecem-se mais-valias à exploração agrícola, identificam-se os pontos fracos e possibilitam a orientação do agricultor nas medidas a tomar, de modo a instalar procedimentos de gestão e organização da propriedade que garantam melhor a sua sustentabilidade.
Os Relatórios de Sustentabilidade produzidos foram realizados com base no modelo dos Global Reporting Initiative (GRI) e serão aplicados para 15 herdades da região.
Num sistema de informação online será incorporada a evolução de indicadores ambientais (p. ex. solo, água e biodiversidade), possibilitando a quantificação dos benefícios ambientais produzidos. Através da aplicação do principio do poluidor-pagador são determinados os serviços ambientais fornecidos e a potencial contribuição para os rendimentos do agricultor.


Estudo de Viabilidade de Agro-indústria

Dada a importância do borrego na região e o facto de cada vez mais a produção de ovinos ser uma actividade pouco rentável, o projecto apostou na realização de estudo de viabilidade económica para a instalação de uma agro-indústria transformadora de carne de ovino na região, avaliando ainda a sua possível exportação para os mercados muçulmanos. Esta avaliação implicará a análise das alterações à cadeia de produção de carne, necessárias para cumprir os princípios da Certificação Halal, conseguido através da implementação da Norma de Certificação de Sustentabilidade Garantida.
Caso esta hipótese de negócio seja validada como exequível, será promovida a sua implementação, através da discussão de soluções com os diferentes actores sociais interessados. Pretende-se reter benefícios económicos na região, aumentar a fiabilidade das explorações agrícolas, tornando a agro-pecuária mais interessante e motivadora para os novos investidores agrícolas.


Capacitação dos Agricultores

Serão levadas a cabo acções de formação dirigidas aos agricultores no âmbito da utilização de sistemas de informação geográfica on-line (Sistema de Informação do Extensity, baseado na Plataforma OnGIS, promovido pelo Instituto Superior Técnico), e sistemas de gestão da propriedade. Pretende-se implementar a utilização de ferramentas que auxiliem a gestão agrícola de uma forma sustentável ambiental e economicamente. Deste modo espera-se ainda ter impacto positivo na qualidade de vida dos agricultores.


Promoção da Sensibilização Ambiental

Tendo como núcleo o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, da Liga para a Protecção da Natureza, e como público-alvo estudantes, jovens e agricultores, serão promovidas acções de sensibilização ambiental. Neste âmbito serão disponibilizadas demonstrações informáticas e promovidas actividades várias, relacionadas com processos de erosão, a biodiversidade local, a seca e desertificação. Está também programada a realização de 2 Workshops: 1) direccionado às mulheres envolvidas na actividade agrícola, com o intuito de promover a igualdade de géneros na sociedade; 2) direccionado aos proprietários locais e actores sociais de relevo, promovendo o debate sobre o desenvolvimento e gestão desta área rural e aumentar a governança.


Promoção do Ecoturismo

De modo a promover o ecoturismo serão produzidos materiais de divulgação, em três línguas, sobre as potencialidades da ZPE de Castro Verde, nomeadamente sobre o birdwatching e turismo de natureza em geral, e os programas de ecoturismo da Liga para a Protecção da Natureza. Pretende-se divulgar o ecoturismo local junto de ONGA nacionais e estrangeiras, regiões e agências de turismo, feiras e outros eventos, de modo a atrair ecoturistas à região, e assim contribuir para o desenvolvimento da economia local.



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]