1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» » Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

2º Trimestre 2010

 RURAL VALUE NO OBSERVANATURA 2010

A 2ª edição da Feira Observanatura decorreu novamente na Herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, nos dias 26 e 27 de Junho deste ano. O evento, destinado aos interessados na observação de aves e público em geral e apresentou um leque variado de actividades de animação ao público.

A LPN voltou a estar vez presente, destacando o trabalho que desenvolve no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), em Castro Verde, no âmbito do Programa Castro Verde Sustentável.

O projecto Rural Value, a representar a LPN no stand da feira, marcou presença com novos materiais de divulgação das actividades de observação de aves que a LPN organiza na Zona de Protecção Especial para as Aves de Castro Verde. Esta participação teve como principal objectivo divulgar aos visitantes as potencialidades do ecoturismo no Baixo Alentejo e sensibilizar para a importância desta actividade para o desenvolvimento sustentável dos sistemas agrícolas extensivos e para a região de Castro Verde em geral.

Junho 2010

 

--------------------------------------------------------

17 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

 

Comemorou-se a 17 de Junho o Dia Mundial de Combate à Desertificação.

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas: clique aqui

 

Mais informações em: http://www.unccd.int/

Junho 2010

 

--------------------------------------------------------

CASTRO VERDE EM DESTAQUE NO BIOSFERA

O programa Biosfera, exibido semanalmente na RTP2, às 19 horas, emitiu uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela LPN na Zona de Protecção Especial para as Aves de Castro Verde.

O programa foi para o ar a 19 de Maio, dia em que o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho completou 10 anos de existência.

Este Centro de Educação Ambiental, localizado na herdade do Vale Gonçalinho, é o local de apoio às actividades que a LPN leva a cabo em Castro Verde: desde projectos de conservação da natureza e de investigação científica, a actividades de educação ambiental e promoção do ecoturismo.

O Rural Value foi um dos projectos abordados no programa, sendo dado destaque a uma das suas actividades: a mitigação da seca e desertificação. Neste âmbito, foram referidas a injecção de lamas de ETAR nos solos, para a acelerar a sua formação, e a técnica de sementeira directa, como forma de minimizar a mobilização do solo e com isso evitar perdas de solo.

Maio 2010

 

--------------------------------------------------------

A IGUALDADE DE GÉNERO COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA

O Rural Value estabeleceu contacto com a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, aquando da realização do Workshop “O Papel da Mulher no Desenvolvimento Rural”, e, dessa ligação, resultou a participação num projecto nacional promovido por esta entidade, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), eixo 7 – Igualdade de Género, gerido pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Igualdade de Género como exercício da Cidadania.

Este projecto nacional envolve cerca de 50 entidades e pretende realizar um estudo sobre a gestão do tempo e a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional nas organizações da sua rede, articulado com três campanhas regionais de informação e divulgação. Os objectivos são a sensibilização para a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao desenvolvimento e o combate às assimetrias, bem como a congregação de esforços e apoios à actuação em rede, numa lógica territorial, de organizações, grupos e indivíduos.

Com esta colaboração a LPN encetou um ambicioso processo de auto-diagnóstico e auto-reflexão sobre as suas práticas internas de igualdade entre mulheres e homens, que pretende gerar uma discussão conjunta e dar a conhecer as principais dificuldades e constrangimentos. Trata-se de uma aprendizagem organizacional e incorporação de uma nova cultura e novas práticas de gestão no seio das organizações. Neste sentido, a LPN participará em 2010, juntamente com as organizações da região Sul, em 2 workshops, tendo já decorrido os restantes em 2009. O próximo Workshop decorrerá nos dias 27 e 28 de Maio em Alter do Chão.

As conclusões do exercício realizado por cada entidade da rede, serão plasmadas num documento estratégico, com recomendações políticas e técnicas que todas deverão incorporar a posteriori. A Animar vai ainda desenvolver um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, por via das campanhas regionais “Igualdade é Desenvolvimento”, para fomentar a cultura da igualdade de género e cidadania, nomeadamente, através da criação do “Dia Municipal para a Igualdade”, spots publicitários, ciclos de cinema, concursos de fotografia e a criação de uma marca registada para as entidades envolvidas no projecto. Ao nível regional, vai realizar actividades descentralizas, desde workshops, acções de sensibilização, tertúlias, oficinas e teatro, entre muitas outras actividades, sendo estas destinadas ao público em geral.

Em suma, a igualdade de mulheres e homens e a importância da integração da dimensão de Género na intervenção junto das populações e territórios excluídos ou com necessidades de desenvolvimento, assume-se como um desafio às organizações de desenvolvimento local e de intervenção social. E este é um desafio abraçado pelo Projecto Rural Value e LPN!

Website da Animar: clique aqui

Maio 2010

 

--------------------------------------------------------

PARTICIPAÇÃO DO RURAL VALUE NOS SEMINÁRIOS REALIZADOS PELA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA (ESAB), NOS DIAS 5 E 18 DE MAIO

 

O Rural Value participou no dia 5 de Maio no seminário "Conservar a biodiversidade: um desafio comum", organizado pela comissão técnico-científica e pedagógica do curso de Biologia da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

O evento contou com a presença de oradores de diversas instituições, nomeadamente, a LPN, o IST/UTL, o ZOO de Lisboa, a EDIA, a ESA e o Clube BiGEO.

A comunicação apresentada pelo pelo Rural Value intitulou-se "Valorização agríola de lamas de ETAR - O exemplo do projecto Rural Value".

 

No dia 18 de Maio, o Rural Value voltou a deslocar-se à ESAB, desta vez para participar no seminário "Valorização de resíduos orgânicos: da produção à aplicação", organizado pelas comissões de curso de Engenharia do Ambiente e de Agronomia.

Estiveram presentes oradores de diversas instituições, nomeadamente, a AMARSUL, o ISA/UTL, a LPN, a Universidade do Algarve e a ESA-IPB.

O Rural Value apresentou uma comunicação intitulada "Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável - O projecto Rural Value".

Maio 2010

 

--------------------------------------------------------

LPN PARTICIPOU NA OVIBEJA, DE 28 DE ABRIL A 2 DE MAIO

 

 

O Rural Value esteve representado na 27ª edição da Ovibeja, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Beja, entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio.

No Ano Internacional da Biodiversidade, a Ovibeja celebrou a data através de um conjunto de iniciativas e dedicou parte do espaço de exposições a esta temática.

 

 

A LPN participou com um stand, para divulgar os seus projectos e promover as actividades de preservação da biodiversidade que leva a cabo a nível nacional, com destaque para as que são desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde, no distrito de Beja.

Maio 2010

 

--------------------------------------------------------

INSTALAÇÃO DE ARMADILHAS PARA ARACNOFAUNA

 

No início do mês de Maio foram instaladas armadilhas do tipo “pitfall” para fazer uma inventariação da aracnofauna, bioindicadora por excelência de perturbações a nível do solo, e deste modo avaliar a resposta deste grupo de organismos à injecção de lamas em duas herdades da LPN em Castro Verde. Nestas herdades serão amostradas áreas injectadas com lama de ETAR e áreas de controlo (não injectas com lama de ETAR).

 

O material biológico recolhido das áreas de controlo e das áreas de injecção, 15 dias após a instalação das armadilhas, será triado e identificado. As diferentes espécies de aracnídeos encontradas fornecerão importantes informações ao nível do impacte que a actividade da injecção de lamas de ETAR tem no solo.

Maio 2010

 

--------------------------------------------------------

VISITA DE GRUPO DE 30 "CAMINHADEIROS" AO CAMPO BRANCO NO DIA 7 DE ABRIL

No dia 7 de Abril, a LPN e a Câmara Municipal de Castro Verde proporcionaram a um Grupo de 30 participantes, oriundos da Área Metropolitana de Lisboa, um programa turístico para promover as riquezas natural, histórica e cultural da região do Campo Branco.

Após estadia de uma noite e degustação da gastronomia local na vila de Castro Verde, o grupo, designado “Os Caminhadeiros”, iniciou o seu programa com uma visita ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho. Aqui decorreu uma apresentação, centrada no trabalho que a LPN vem desenvolvendo ao longo da sua já longa história (criada em 1948, é a mais antiga ONGA da Península Ibérica) e nas actividades que estão a ser levadas a cabo em Castro Verde, ao abrigo do Programa Castro Verde Sustentável. 

Em seguida foi realizado um percurso pedestre, com cerca de 13km, que se inicia na vila de Entradas e percorre uma área de paisagem diversificada. O percurso é marcado pela paisagem de pseudo-estepe, com os campos verdes do cereal em regime extensivo, entremeados por áreas de pastagem, com as típicas cores azuis, brancas e amarelas das flores da Primavera e com a presença dos tradicionais rebanhos de ovelhas. No trajecto existe ainda uma área mais reduzida de montado de sobro e azinho, pontuada por matos, com a característica esteva, o rosmaninho, entre outras plantas.

O percurso está inserido na Zona de Protecção Especial para as Aves de Castro Verde e nele podem ser observadas espécies emblemáticas da região (caso da abetarda, sisão, peneireiro-das-torres, tartaranhão-caçador, rolieiro, cortiçol-de-barriga-preta, calhandra-real), muitas delas raras a nível mundial.

Durante o almoço, o grupo aproveitou para conhecer mais um pouco da gastronomia local, num dos restaurantes afamados da região, na vila de Entradas. A visita prosseguiu com o visionamento de um vídeo sobre Castro Verde, seguido de um passeio para conhecer o património arquitectónico e cultural do concelho.

Como escape ao quotidiano citadino, o público urbano manifesta cada vez mais interesse em actividades relacionadas com a natureza, assumindo um papel cada vez mais fulcral na dinamização socioeconómica destas áreas.

Com esta iniciativa, o Projecto Rural Value, através da LPN (promotor) e da Câmara Municipal de Castro Verde (parceiro), pretende aproximar estes dois meios, através da divulgação das potencialidades do turismo de natureza e cultural do Baixo Alentejo, sensibilizando ainda o visitante para a necessidade de conservar o ecossistema local e os seus valiosos recursos naturais.

Abril 2010

 

--------------------------------------------------------

CHEGADA DA PRIMAVERA - VENHA VISITAR O CAMPO BRANCO!

Venha até ao Baixo Alentejo conhecer o valioso património natural da região conhecida por Campo Branco, devido às flores brancas, aqui designadas "margaças", que cobrem os campos a perder de vista...

Dirija-se ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), local de visita obrigatório na região, que oferece um conjunto de actividades didácticas e percursos temáticos na Zona de Protecção Especial (ZPE) para as aves de Castro Verde (Rede de Espaços Naturais Europeu), promovendo visitas para observação de aves e a actividade de fotografia da natureza.

No CEAVG decorre, desde 1993, o Programa Castro Verde Sustentável, o maior projecto de conservação da natureza em Portugal desenvolvido por uma Organização Não Governamental de Ambiente (LPN)!

Abril 2010



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]