1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» » Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

3º Trimestre 2010

PROMOÇÃO INTERNACIONAL DA ZPE DE CASTRO VERDE

Por ocasião do Festival de Observação de Aves de Sagres, o Rural Value acompanhou no dia 29 de Setembro, um grupo de 10 jornalistas e operadores turísticos, oriundos de vários países Europeus e dos EUA, numa visita pela ZPE de Castro Verde. A oportunidade surgiu na sequência de contactos estabelecidos com a Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) do Alentejo e do Algarve, uma vez que as aves estepárias da região de Castro Verde, constituem um importante complemento à oferta de birdwatching que a região do Algarve apresenta.

 

 

O percurso centrou-se essencialmente nas Reservas de Biodiversidade da LPN onde, entre outras aves estepárias, foi possível encontrar a emblemática Abetarda. Uma passagem pela Sra. de Aracelis permitiu contemplar a paisagem envolvente e a observação de uma águia-imperial-ibérica completou de forma perfeita as expectativas dos visitantes! O evento terminou no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho com um piquenique, repleto de gastronomia típica da região.

 

 

O impacto e visibilidade dos trabalhos publicados por este grupo de jornalistas são determinantes para a captação de birdwatchers da Europa e dos Estados Unidos, para a região!

 

Setembro 2010

 

--------------------------------------------------------

DESERTIFICAÇÃO EM DESTAQUE NO BIOSFERA

 

A Desertificação foi o tema do Programa Biosfera, no dia 16 de Setembro de 2010.

A degradação dos solos acentuou-se nas últimas décadas, com práticas agrícolas insustentáveis e a expansão urbana em terrenos férteis.

Numa altura em que mais de metade do território está em risco de desertificação, o Biosfera foi escutar renomados especialistas, como o Prof. Eugénio Sequeira, e visitar casos práticos onde se tenta combater esta problemátia.

 

Para assitir ao Programa: clique aqui

Setembro 2010

 

--------------------------------------------------------

LPN PROMOVE ZPE DE CASTRO VERDE NA BRITISH BIRDWATCHING FAIR 2010

Com uma afluência de aproximadamente 20 000 visitantes, oriundos de todo o mundo e, cerca de 300 expositores, a BirdFair é a maior feira de birdwatching do mundo. O evento decorreu entre os dias 20 e 22 de Agosto, na Reserva Natural de Egleton, no Reino Unido.

 

A Feira promove não só as novidades relacionadas com a indústria do birdwatching, mas também, divulga a importância da conservação da avifauna e habitats associados. Este ano contou com a participação de operadores turísticos, algumas unidades de alojamento e ONGs, maioritariamente da Europa, além de empresas de equipamento (material óptico, fotográfico e de som, roupa e calçado) e livros especializados e de arte ligada à temática.

 

 

O Projecto Rural Value participou neste relevante evento, apostado a promover as actividades de birdwatching e fotografia de natureza na Zona de Protecção Especial de Castro Verde. O contacto dirigiu-se em especial aos operadores turísticos presentes, através da distribuição de folhetos promocionais, para divulgar as potencialidades da região e as actividades desenvolvidas pela LPN neste domínio (ver Documentação).

 

Esta oportunidade permitiu aprofundar a relação com operadores que reconhecem e divulgam o trabalho da LPN em prol da conservação da avifauna da região, encaminhando até ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho os grupos de turistas que acompanham. Foram estabelecidos contactos, que se esperam ser frutíferos no futuro.

 

Esta foi uma oportunidade única para dar a conhecer além-fronteiras o fabuloso património natural do Baixo Alentejo!

Agosto 2010

 

--------------------------------------------------------

INJECÇÃO DE LAMAS DE ETAR EM DESTAQUE NA REVISTA "INDÚSTRIA E AMBIENTE"

A Revista Indústria e Ambiente publicou na edição de Julho/Agosto de 2010 um dossier dedicado à Gestão de Lamas, para o qual despertamos o seu interesse.

Aceda à Revista através do link:

http://www.industriaeambiente.pt/scid/webIA/includes/book/viewBook.asp?articleID=875

O responsável científico de alguns projectos do Programa Castro Verde Sustentável da Liga para a Protecção da Natureza, Eugénio Menezes Sequeira, contribuiu para esta edição, com um artigo sobre "A injecção de lamas de ETAR, como forma de combater a desertificação", referindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Rural Value.

Julho 2010



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]