1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» » Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

1º Trimestre 2011

Rural Value presente na 6ª edição da Feira Internacional de Turismo Ornitológico (FIO), em Monfragüe, de 25 a 27 de Fevereiro

A LPN marcou presença, pela primeira vez, numa das mais importantes feiras de Birdwatching da Europa (a mais importante de Espanha), realizada no Parque Nacional de Monfragüe, entre os dias 25 e 27 de Fevereiro.

A feira destina-se, quer a promover os negócios do turismo ligado à observação de aves, quer a sensibilizar o público para esta actividade e para o trabalho de conservação de espécies, desenvolvido pelas associações presentes.

No primeiro dia decorreu uma bolsa de contratação, onde foi possível estabelecer contactos com operadores turísticos de vários países Europeus (Espanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Noruega e Itália). O Projecto Rural Value participou neste relevante evento, apostado a divulgar as potencialidades da Zona de Protecção Especial de Castro Verde e a promover as actividades de birdwatching e fotografia de natureza que a LPN desenvolve na região.

O recinto da Feira dispõe de espaços distintos para diferentes actividades, desde os stands das Regiões de Turismo, ONGs e empresas, até espaços destinados a palestras, exposições e actividades de educação ambiental.

O stand da LPN suscitou o interesse de muitos dos visitantes que, neste ano, puderam ficar a conhecer  mais uma região de Portugal (além da já habitual presença da região do Centro de Portugal), a Zona de Protecção Especial para as Aves de Castro Verde. Esta foi uma excelente oportunidade para conhecer o mercado espanhol, cuja importância na região de Castro Verde é ainda incipiente, ao contrário do que se passa em outras áreas com potencial ornitológico, como o GeoPark, na zona Centro de Portugal, que tem vindo a apostar bastante neste mercado.

Março de 2011

--------------------------------------------------------

Projecto Rural Value instala nova estação meteorológica em Castro Verde

A nova estação meteorológica está instalada na zona de S. Marcos da Ataboeira e tem por objectivo  registar os dados meteorológicos, na maior área de intervenção agrícola e ambiental da Liga para a Protecção da Natureza, em Castro Verde.

Esta estação contribui para o acompanhamento dos fenómenos meteorológicos na Zona de Protecção Especial para as Aves de Castro Verde, em conjunto com a estação meteorológica automática, instalada na Herdade de Vale Gonçalinho, desde 2002.

O equipamento possui um conjunto de sensores que registam a temperatura do ar, humidade relativa, precipitação, velocidade e direcção do vento, radiação solar, radiação ultra-violeta e pressão atmosférica. Realiza ainda, automaticamente, um conjunto de cálculos que informam sobre a evapotranspiração, a sensação de temperatura que se sente com a humidade actual, ou com a exposição ao vento actual, o ponto de orvalho, entre outros.

A estação é alimentada por energia solar e com o apoio de uma pilha, transmite os dados por sinais de rádio, para uma consola ligada a um router de ligação à internet, instalada na Escola Primária de S. Marcos da Atabueira. Deste modo, os dados recolhidos estão disponíveis na internet e podem ser consultados em tempo real.

É também feito um registo de 30 em 30 minutos dos dados recolhidos que é descarregado periodicamente para um programa informático e arquivado no Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho.

Os dados podem depois ser visualizados em gráficos, ou exportados para outros programas e serem utilizados para os mais diversos fins, nomeadamente em projectos de investigação, nas acções de conservação da natureza, para fins didácticos ou outros. 

Para conhecer a situação meteorológica actual no local, consultar os registos diários, mensais e anuais da precipitação, e saber onde se localizam estações idênticas, existentes no mundo inteiro e a elas aceder, visite o endereço: http://www.weatherlink.com/user/lpncastroverde/

Fevereiro de 2011

--------------------------------------------------------

Acção de Formação do Rural Value: “Informática na Agricultura – Ferramentas de gestão e diagnóstico ambiental“

 

O Projecto Rural Value organizou mais uma acção de formação, em Castro Verde, nos dias 26 a 28 de Janeiro e de 2 a 4 de Fevereiro.

A formação contou com a presença de 14 formandos, entre agricultores, proprietários e técnicos, que tiveram oportunidade de conhecer e testar alguns dos mais recentes programas de apoio à gestão agro-pecuária e ambiental da exploração: Agrogestão - Solução Integrada de Gestão Agro-Pecuária (FZ AGROGESTÃO, Lda.), OviGest – aplicação online de gestão pecuária (PECplus), DIALECTE – aplicação online de diagnóstico agro-ambiental (Instituto Superior Técnico) e e-Exploração - Plataforma online para gestão de Explorações (Ruralbit).

A participação dos formandos foi significativa, demonstrando o interesse crescente pela modernização tecnológica entre os agentes económicos do sector agro-pecuário, o que pode contribuir para a revitalização deste sector no Baixo Alentejo.

Fevereiro de 2011

--------------------------------------------------------

Reunião de trabalho organizada pelo Rural Value sobre o “Estudo de Viabilidade de Agro-indústria para Transformação de Ovinos e Exportação para o Mercado Halal”  

O Projecto Rural Value organizou no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, no dia 21 de Janeiro, uma reunião de trabalho para discussão do “Estudo de Viabilidade de Agro-indústria para Transformação de Ovinos e Exportação para o Mercado Halal”.

Este evento surge na sequência do interesse suscitado pelo estudo, aquando da sua elaboração e na apresentação pública, durante o workshop do projecto Rural Value, que decorreu em Castro Verde, no dia 23 de Novembro de 2010.

 

O objectivo foi promover a aproximação entre diversas entidades envolvidas na produção, transformação e comercialização deste tipo de produto, para a efectiva dinamização da actividade na região. Neste sentido, entre os presentes estiveram vários representantes da fileira de produção, desde os produtores, aos comerciantes de gado, matadouros e comerciantes de carne halal.

 

A reunião foi frutífera, na medida em que se identificaram os principais constrangimentos e as oportunidades para a dinamização da produção ovina na região. Os actores-chave presentes definiram alguns dos primeiros passos a dar, no sentido de criar os alicerces para avançar em direcção a este objectivo global.

Resumo do Estudo de viabilidade económica: transformação de ovinos e exportação para mercados Halal: clique aqui

Janeiro de 2011



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]