1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» » Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

2º Trimestre 2011

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJECTO RURAL VALUE
(7 de Abril - Fórum Municipal de Castro Verde)


O Seminário de Encerramento do Projecto Rural Value, decorreu no Fórum Municipal de Castro Verde, no dia 7 de Abril.

Com o apoio financeiro do programa EEA Grants, o Projecto Rural Value decorreu entre Novembro de 2008 e Abril de 2011, tendo como entidade promotora a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e como parceiros a Câmara Municipal de Castro Verde, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Nacional de Recursos Biológicos.

O Rural Value, inserido no Programa Castro Verde Sustentável da LPN, foi um projecto pioneiro e ambicioso, que procurou contribuir com soluções concretas para o desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos no Baixo Alentejo.

A longo prazo espera-se que algumas das soluções inovadoras propostas sejam reconhecidas por entidades públicas e privadas e possam ser implementadas a uma escala mais alargada, como é o caso da injecção de lamas de ETAR em profundidade no solo, do portfólio de serviços ambientais e dos relatórios de sustentabilidade. É aliás expectável que, cada vez mais, a sustentabilidade seja um dos critérios para atribuição de financiamentos públicos.

Espera-se ainda que os intervenientes no sector pecuário sigam as recomendações do Estudo de viabilidade de agro-indústria realizado pelo Projecto e consigam uma dinamização deste sector na região.

Em suma, pretende-se que os agricultores da região estejam em condições de ter uma melhor rentabilidade agrícola, o que contribuirá para evitar o abandono desta área rural.

Outro dos sectores em que se espera um continuar dos bons resultados, é o turismo. O trabalho de promoção já realizado e que o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho continuará a manter, deverá trazer mais ecoturistas, com todos os benefícios daí decorrentes para a economia da região.

O Projecto Rural Value tentou actuar em diversas frentes, de forma a encontrar um conjunto de vectores capazes de potenciar o desenvolvimento sustentável da região do Campo Branco. O entusiasmo e grau de adesão às acções implementadas, bem como os resultados já alcançados e os esperados no curto, médio e longo prazo, atestam a utilidade e importância deste projecto para o desenvolvimento sustentável desta região rural do interior de Portugal.

Espera-se que os agentes públicos e privados venham a dar continuidade ao trabalho iniciado.


. Relatórios de sustentabilidade e portfólio de serviços ambientais de explorações agrícolas Campo Branco
  - Relatórios de sustentabilidade das explorações agrícolas (Alexandra Nogal - IST)
  - Levantamentos de biodiversidade para indicadores de sustentabilidade: a avifauna estepária  e a sustentabilidade de explorações agrícolas  da ZPE de Castro Verde (Marisa Gomes - LPN)
  - Portfólio de serviços ambientais das explorações agrícolas (Nuno Rodrigues - IST)

. Jogo "online" de gestão agrícola sustentável no Campo Branco (Tiago Ribeiro - Biodroid)

Abril de 2011

--------------------------------------------------------





© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]