1.jpg (33.032 bytes)
Rural Value
» Projecto
» Áreas Temáticas
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» » Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos

traco_green.gif (82 bytes)

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Rural Value PTENG

4º Trimestre 2009

 Visita de Observação de Aves, no âmbito de Acção de Formação (16 de Dezembro)

No dia 16 de Dezembro decorreu uma Visita de Observação de Aves em Castro Verde, no âmbito da actividade de promoção do ecoturismo, do Projecto Rural Value.

O evento realizou-se no âmbito da parceria estabelecida com a Merturis, ERT Alentejo, Câmara Municipal de Castro Verde e outras Associações, para Divulgação do Birdwatching no Alentejo.

A acção visou a formação de técnicos de turismo, de alojamentos, empresas de animação turística, etc., para as potencialidades da observação de aves como oferta turística. O planeamento ficou a cargo da Merturis, tendo a LPN conduzido uma saída de campo na ZPE de Castro Verde.

A visita teve lugar na zona entre Entradas e a Ribeira de Cobres, num dos percursos pedestres delimitados pela LPN, que está homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e sinalizado segundo as suas normas.

A escolha deveu-se à diversidade de paisagem que aí se encontra: área de pseudo-estepe, favorável à observação de aves estepárias, áreas com montado de sobro e azinho e uma zona rochosa e enaixada, junto à Ribeira de Cobres, podendo encontrar-se, além de passeriformes, rapinas como o peneireiro-cinzento, o milhafre-real, a águia-de-asa-redonda, a águia-real ou a águia-de-bonelli.

Nesta actividade estiveram presentes uma dezena de pessoas ligadas ao ramo turístico, entre técnicos de turismo, proprietários de turismo no espaço rural, uma empresa de animação e um estudante. Espera-se que os formandos sensibilizem os seus potenciais turistas para a prática da observação de aves, respeitando um código de conduta e transmitindo esse comportamento ético, que se coaduna com o espaço de protecção especial em que se encontram.

Dezembro de 2009

--------------------------------------------------------

Projecto Rural Value na I Feira Natureza ConVida, no âmbito do Congresso de Ornitologia  da SPEA (5-8 Dezembro)

 

O Projecto Rural Value marcou presença na I Feira Natureza ConVida, que decorreu em Elvas, em paralelo com o Congresso de Ornitologia da SPEA. O evento teve lugar no Centro de Negócios Transfronteiriço e contou com participantes (congressistas e cidadão comum) dos dois lados da fronteira.

Esta Feira foi uma excelente oportunidade de contacto e troca de experiências com especialistas de ornitologia Portugueses e Espanhóis. Em destaque estiveram as sessões dedicadas à análise da relação entre agricultura e conservação da natureza, tendo ainda sido aflorada a temática da observação de aves, nomeadamente, na perspectivas turística.

Perante os assuntos discutidos neste Congresso, considera-se a presença do Projecto Rural Value particularmente adequada e oportuna, merecendo realce o trabalho que tem sido desenvolvido de envolvimento dos agricultores na conservação da avifauna da ZPE de Castro Verde e a actividade de promoção do ecoturismo, em particular, no que se refere à observação de aves.

Dezembro de 2009

--------------------------------------------------------

Dia Aberto Rural Value - 26 de Novembro

O Dia Aberto, que decorreu no dia 26 de Novembro, no CEAVG, teve a parceria da Estrutura Local de Apoio (ELA) da Intervenção Territorial Integrada (ITI) de Castro Verde e contou com a presença de um grande número de interessados.

O PROGRAMA foi o seguinte:

Manhã - Da responsabilidade da ELA da ITI de Castro Verde

09.30h - Boas vindas aos participantes

10.00h - Início da sessão de Demonstração de Sementeira Directa

               I - Sessão Teórica - Eng. Patanita (ESAB)

               II - Sessão Prática - Sr. Jorge Pedro

12.30h - Almoço livre

Tarde - Da responsabilidade do Projecto Rural Value

14.30h - Apresentação do Projecto Rural Value

15.00h - Demonstração de injecção de lamas de depuração ao solo

16.30h - Pausa para café

16.45h - Debate sobre o Projecto

 

Explicação a Agricultores sobre o modo de funcionamento do Programa OnGis.

 

 

Explicação a Agricultores Demonstração de Sementeira Directa aos Participantes no Dia Aberto.

 

 

Demonstração de Injecção de Lamas.

 

 

Participantes na Demonstração de Injecção de Lamas.

 

Novembro de 2009

 

 

--------------------------------------------------------

Visita da Comissão Nacional de Combate à Desertificação a Castro Verde (5 de Novembro)

A Comissão Nacional de Combate à Desertificação, acompanhada pelo Eng. Victor Louro, realizou no dia 5 de Novembro uma visita ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.

A Comissão assistiu a uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela LPN em Castro Verde, no âmbito do combate à desertificação, com enfoque particular no trabalho empreendido pelo Projecto Rural Value numa zona do País tão afectada por este fenómeno.

Durante a tarde, a Comissão deslocou-se ao terreno, para assistir aos trabalhos de injecção de lamas de depuração no solo, na herdade de um dos agricultores que já aderiu ao projecto (Herdade dos Longos, no Concelho de Castro Verde).

A Comissão elogiou o trabalho desenvolvido pelo Projecto e pela LPN na região, apontando este local como ideal para a instalação de um Centro Europeu de Monitorização da Desertificação, quer pelas suas características edafo-climáticas, quer pelo acervo científico que aqui existe, resultado dos vários projectos realizados pela LPN (per si ou em parceria com outras entidades), desde o início da década de 90.

O Rural Value agradece desde já a visita da Comissão e, em particular, ao Prof. Eugénio Sequeira, pelo seu entusiasmo e apoio na concretização do Projecto.

Novembro de 2009

--------------------------------------------------------

Website Promove Observação de Aves no Sul de Portugal

A LPN, enquanto promotora do Projecto Rural Value, está a participar na criação de um website sobre Birdwatching no Sul de Portugal, cujas entidades promotoras são o Turismo do Alentejo ERT e a Câmara Municipal de Mértola. Trata-se de um projecto pioneiro, que pretende ser um exemplo a nível nacional de promoção do ecoturismo e de sensibilização do ecoturista para a conduta a adoptar ao visitar áreas ambientalmente sensíveis.
A entidade gestora deste projecto é a Merturis e nele participam a Associação Odiana, o Parque Natural Vale do Guadiana, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e as Câmaras Municipais de Castro Verde, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
No âmbito deste Projecto, pretende-se ainda estabelecer protocolos com os operadores turísticos privados que oferecem programas de birdwatching na zona sul do País. O seu envolvimento, conjuntamente com entidades ligadas à conservação da natureza, pode contribuir para uma prática sustentável de birdwatching, que potencie os efeitos socioeconómicos e garanta a preservação dos recursos naturais e, simultaneamente, possibilita alguma monitorização da actividade neste território.

Novembro de 2009

--------------------------------------------------------

Rural Value Promove Birdwatching em Castro Verde, na Feira Observanatura (17-18 Outubro)

 

 

No fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro, o Projecto Rural Value representou a LPN na Feira OBSERVANATURA, a primeira feira nacional de Birdwatching.

O evento decorreu na Herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, e destinou-se aos interessados na observação de aves e público em geral, tendo contado com a participação do ICNB, empresas de animação turística privadas de vários locais do País, ONGAs e outras Associações. Em paralelo decorreram actividades diversas, como workshops e mini-cursos sobre a temática da feira.

Esta foi uma oportunidade para constatar o interesse crescente pela observação de aves e pelo ecoturismo em geral, traduzido na significativa afluência de público que visitou a feira. O Rural Value conseguiu assim chegar a um maior número de pessoas, promovendo as potencialidades ecoturísticas do Baixo Alentejo e sensibilizar para o desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados na região de Castro Verde.

Outubro de 2009

--------------------------------------------------------

Rural Value Promove Turismo de Natureza em Castro Verde, na XIV Feira Raiana (14-20 de Setembro)

Na semana de 14 a 20 de Setembro a LPN esteve presente na XIV Feira Raiana, que teve lugar em Idanha-a-Nova, e cujo tema deste ano foi o Turismo da Natureza.

Em simultâneo, realizou-se a I Idanha Film and Internet Festival e a VIII Conferência Europeia de Geoparques, que contou com Geoparques oriundos de todo o mundo.
Nos dias 14 e 15 decorreu a 1ª Bolsa de Turismo de Natureza, em que participaram operadores turísticos nacionais e internacionais, empresas de animação turística, agentes institucionais e associações com projectos de turismo de Natureza. Neste âmbito realizou-se um road show pelo Geopark Naturtejo, para uma maior interacção entre os participantes e troca de know-how. Na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova teve ainda lugar uma mesa de negociação entre todos os envolvidos, para o estabelecimento de relações mais próximas, tendo em vista futuras parcerias ou negócios.
A LPN esteve representada no âmbito do Projecto “Rural Value”, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, através da promoção do ecoturismo na ZPE de Castro Verde, entre muitas outras actividades.
Esta foi uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pela LPN na zona de Castro Verde, no domínio do ecoturismo e para conhecer o trabalho de entidades nacionais e internacionais, visando a troca de informação, o estabelecimento de contactos para potenciais acções conjuntas e a captação de turistas.

Setembro de 2009

--------------------------------------------------------

Rural Value presente no Seminário do EEA Grants (7 de Setembro)

O Rural Value esteve presente no dia 7 de Setembro, no Seminário Final do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE) 2004-2009, que decorreu no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Participaram cerca de 130 representantes, do governo Português e Norueguês, responsáveis pela implementação do MFEEE ao nível Nacional e Europeu e elementos dos Projectos Financiados.
Neste evento realizou-se um balanço final dos projectos financiados pelo Programa EEA Grants do MFEEE para o período de 2004 a 2009, tendo sido ainda feita alusão à possibilidade de continuação do Programa após 2009.
O MFEEE aplica-se a vários sectores considerados prioritários: ambiente, desenvolvimento sustentável, património cultural Europeu, recursos humanos, saúde e apoio à infância e diversas actividades de I&D em qualquer dos sectores prioritários.
Para além da presença no seminário o Rural Value apresentou também um poster, na exposição do evento e panfletos promocionais do projecto.

Setembro de 2009

 

 



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]