1.jpg (33.032 bytes)
Projectos LPN » Projecto LIFE Estepárias PT

Apresentação


O Projecto LIFE Estepárias - Conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo pretende promover a conservação na região do Baixo Alentejo de três aves estepárias ameaçadas: a Abetarda (Otis tarda), o Sisão (Tetrax tetrax) e o Peneireiro-das-torres (Falco naumanni).
 
As três espécies-alvo deste projecto são aves estepárias de conservação prioritária, altamente vulneráveis a alterações das práticas agrícolas, que num passado recente causaram a perda e fragmentação do seu habitat. Este é um dos principais factores para o estatuto de conservação desfavorável que possuem a nível nacional, europeu e mundial.
 
Mas não são só as alterações na agricultura (por exemplo, a conversão para regadio ou para culturas permanentes como o olival e a vinha) que ameaçam estas aves. As ameaças à sua conservação incluem a florestação de terras agrícolas, o abandono do meio rural, a colisão com linhas eléctricas e vedações, a electrocussão nos apoios de postes de electricidade, a fragmentação das populações provocada por vedações e estradas, a perturbação, a predação e as alterações climáticas.

Este projecto terá a duração de 48 meses (Janeiro de 2009 - Dezembro de 2012), sendo co-financiado a 75% pelo Programa LIFE - Natureza da Comissão Europeia.





Projecto LIFE Estepárias
» Apresentação
» Enquadramento
» Principais ameaças à Conservação
» Áreas de Intervenção Geográfica
» Parceiros e Apoios
traco_green_vert.gif (107 bytes) Ficheiro: Empty query
Linha: DB_get_row
Mensagem: