1.jpg (33.032 bytes)
Birds in Castro Verde
» » O QUE VER?
» O QUE FAZER?
» ACTIVIDADES PROGRAMADAS
» Informações Úteis
» Projectos da LPN
» Galeria
» Testemunhos
» Divulgue-nos

traco_green.gif (82 bytes)
Documentação
» Folheto Promocional

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo Programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Birds in Castro Verde PTENG

Paisagem

De Inverno ou de Verão, na Primavera ou no Outono, venha conhecer a beleza desta paisagem... e saiba que a cada ano será uma surpresa!

A paisagem da ZPE de Castro Verde foi sendo moldada através de práticas agrícolas tradicionais, encontrando equilíbrio através da acção humana.

 

 

A correcta designação desta área deverá ser "área de pseudo-estepe mediterrânica", pois é resultado da acção do Homem, nomeadamente, do cultivo extensivo de cereais. Este é um habitat semi-artificial que se caracteriza pela existência de um mosaico agrícola que varia no espaço e no tempo, conferindo à paisagem uma diversidade e beleza únicas!

 

 

A pseudo-estepe estende-se em vastas planícies abertas, desprovidas de árvores, por vários concelhos do Baixo Alentejo. A paisagem é dominada por campos de cereais de sequeiro, cultivados em sistema de rotação, com pousios usados frequentemente como pastagens para o gado.

 


 

 

Além do habitat pseudo-estepário, é ainda possível encontrar na ZPE, áreas mais reduzidas com montado de azinho, pequenos olivais, matos e algumas áreas húmidas junto a ribeiras.



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]