1.jpg (33.032 bytes)
Birds in Castro Verde
» O QUE VER?
» O QUE FAZER?
» ACTIVIDADES PROGRAMADAS
» Informações Úteis
» Projectos da LPN
» Galeria
» Testemunhos
» Divulgue-nos

traco_green.gif (82 bytes)
Documentação
» Folheto Promocional

traco_green.gif (82 bytes)

Projecto co-financiado a 85% pelo Programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » Birds in Castro Verde PTENG

Projectos da LPN

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), fundada em 1948, sendo a associação de defesa do ambiente mais antiga da Pení­nsula Ibérica! É uma Associação sem fins lucrativos, com estatuto de Utilidade Pública, que tem como objectivo principal contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas.

Em Castro Verde, a LPN deu início em 1993 ao "Programa Castro Verde Sustentável", uma intervenção territorial que visa promover a conservação da Natureza e o desenvolvimento sustentável.

Este é o maior Projecto de Conservação da Natureza em Portugal desenvolvido por uma Organização Não-Governamental, tendo sido reconhecido como um caso de sucesso e recebido inúmeros prémios nacionais e internacionais, como o Prémio Europeu Henry Ford de Conservação da Natureza em 1996 e, recentemente, foi distinguido com o prémio "Global 100 Eco-Tech Awards", atribuído no contexto da Exposição Universal de 2005, em Aichi, Japão.

O principal objectivo deste Programa é conciliar as actividades agrícolas com a conservação das espécies protegidas a nível mundial na região do Campo Branco, reconhecida nacional e internacionalmente como muito importante para várias espécies, como a Abetarda, o Peneireiro-das-torres, o Grou, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-negra,  o Tartaranhão-caçador,  a Calhandra, entre outras.

Neste sentido, um dos Projectos que decorreu ao abrigo do Programa permitiu adquirir herdades - Reservas da Biodiversidade - com uma área total de 1.700 ha, onde são hoje implementados planos de gestão, que visam a protecção da avifauna e do ecossistema, oferecendo às aves um local tranquilo onde a caça é interdita e onde, graças à sementeira de plantas que lhes servem de alimento, as aves encontram recursos em abundância. Sob a égide deste Programa são ainda fomentadas acções de Educação Ambiental, Estudos Científicos e Ecoturismo.

Em Castro Verde, a LPN dispõe de um Centro de Educação Ambiental em Vale Gonçalinho, que funciona como sede logística para todos os projectos que decorrem na região e onde se prestam informações aos visitantes da ZPE de Castro Verde.

Para Informações sobre os Projectos da LPN: clique aqui

 



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]