1.jpg (33.032 bytes)
1º Seminário do Lince-ibérico em Portugal
» Apresentação
» Programa
» Inscrições
» Documentação/ Apresentações
» Informações úteis
» Apoios/ Patrocinador
» Contactos
» Notícias

traco_green.gif (82 bytes)
Presidente da República concede Alto Patrocínio
Presidente da República concede Alto Patrocínio
"  "
traco_green.gif (82 bytes)
Documentação e Apresentações
» Programa
» Folheto
» Cartaz
» Tema IV JCarvalho
» TIV_JCarv

traco_green.gif (82 bytes)

O Seminário é apoiado por:

Universidade do Algarve
CBA - FCUL
CFE - U. Coimbra
SPECO
FFI
ICNB
AFN

Patrocinador
1.jpg (3.642 bytes)
Projectos LPN » 1.º Seminário do Lince-ibérico em Portugal ESPT

Apresentação

Objectivos

No Ano Internacional da Biodiversidade, e numa altura em que a conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) é uma das prioridades nacionais em termos de conservação da Biodiversidade, a Liga para a Protecção da Natureza, no seguimento dos seus esforços em prol desta espécie, promove o 1º Seminário do Lince-ibérico em Portugal.

Este Seminário pretende debater a problemática do estado actual da conservação do lince-ibérico em Portugal, baseado na apresentação dos esforços de conservação da espécie que estão a decorrer no nosso país, com especial destaque para aspectos relacionados com a gestão de habitat e presas, reprodução em cativeiro e percepção social. Pretende-se ainda perspectivar o futuro da conservação do lince-ibérico em Portugal, numa vertente de conservação Ibérica.

Paralelamente, pretende ser um espaço aberto à sociedade civil para que se possa debater o contexto da conservação do lince-ibérico e a forma como a sociedade poderá contribuir para essa conservação.

Estarão representadas várias entidades com interesse e responsabilidades no que respeita à conservação in-situ e ex-situ do lince-ibérico, bem como investigadores e conservacionistas de Portugal e Espanha.

 

Estrutura do Seminário

O seminário terá dois dias de duração, repartidos por quatro temas chave. Em cada tema, serão convidados a apresentar comunicações orais entidades que no seu dia-a-dia lidam num contexto de conservação, investigação e gestão do lince-ibérico em Portugal. Investigadores espanhóis irão contribuir igualmente com a sua experiência nos temas em apresentação.

As mesas redondas permitirão a existência de um espaço de debate direccionado para a importância e para o papel da sociedade civil na gestão e conservação do lince-ibérico, abordando-se diferentes temáticas, como a actividade cinegética, o turismo, a agricultura ou a economia local.

 

Público-alvo

Investigadores, Gestores, Proprietários, Estudantes, Organizações e indivíduos interessados na temática do ambiente que lidam directa ou indirectamente com as questões da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com especial incidência no lince-ibérico.

 

Organização

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), fundada em 1948, sendo a associação de defesa do ambiente mais antiga da Pení­nsula Ibérica. É uma Associação sem fins lucrativos com estatuto de Utilidade Pública. Tem como objectivo principal contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas. A Liga para a Protecção da Natureza, mais especificamente o seu Programa Lince, tem vindo a trabalhar na gestão de áreas de interesse para a conservação do lince-ibérico, em colaboração estreita com alguns dos principais intervenientes na gestão da paisagem, como associações de caça, gestores, agricultores e ppulações locais, numa perspectiva comum de valorização do Património Natural.

Em 2004, foi lançado o Programa Lince, em resultado de uma parceria entre a LPN e a Fauna & Flora International (FFI), organização não-governamental de conservação da natureza, baseada no Reino Unido, com o objectivo de inverter a situação crítica do lince-ibérico em Portugal. Este programa tem como principal objectivo a conservação e a gestão a longo prazo de um corredor de habitat mediterrânico adequado à conservação do lince-ibérico no Sul de Portugal,através da recuperação e gestão de áreas de habitat prioritárias e favoráveis à espécie e da recuperação e gestão das populações de coelho-bravo.

 


O Lince-ibérico

O lince-ibérico é um animal único, que só existe em Portugal e Espanha em paisagens com características tipicamente mediterrânicas, constituídas por um mosaico de habitats como zonas de clareira, que lhe permitam caçar as presas (coelhos), e zonas com vegetação mais densa (bosque, mato) que constituam boas áreas de refúgio. Outrora muito abundante nos montes e vales de Portugal, durante o século XX, a distribuição deste felino de médio porte sofreu um acentuado declínio, sendo presentemente o felino mais ameaçado do Mundo. O seu rápido declínio deveu-se essencialmente a três factores: à diminuição do coelho-bravo (a sua presa principal), causada principalmente por duas patologias (doença hemorrágica viral e mixomatose); à perda do seu habitat e à perseguição directa (abate furtivo). As investigações mais recentes apontam para uma população total de cerca de 200 indivíduos em Espanha. Em Portugal, não existem populações reprodutoras deste felino e, actualmente, os especialistas acreditam que podem existir apenas indivíduos dispersos, pelo que a espécie se aproxima rapidamente da extinção.

O lince-ibérico é o único grande mamífero carnívoro endémico da Península Ibérica e só uma intervenção urgente poderá travar o seu processo de extinção e evitar o primeiro desaparecimento de um felino na Europa nos últimos 2000 anos.



© 2009 LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Contactos
[ Powered by Timesten ]